Transplante Capilar
Restaure seu Cabelo
O Transplante Capilar precisa ‘copiar’ a natureza do cabelo e respeitar as características individuais do paciente. Por isso, para restaurá-lo, é necessário que o médico seja especialista e que tenha profundo conhecimento nas técnicas cirúrgicas e sensibilidade artística.
O planejamento correto da restauração capilar também é essencial para que o procedimento seja realizado corretamente. A consulta médica é primordial para que médico e paciente possam decidir juntos qual técnica é mais indicada, quais áreas devem ser restauradas e quando realizar o Transplante Capilar.
O objetivo do Transplante Capilar é restaurar as áreas calvas, devolvendo o equilíbrio facial.
Como é feito o transplante capilar?
O Transplante Capilar utiliza o cabelo do próprio paciente, logo não há risco de rejeição. Retiramos os fios da área doadora (região posterior da cabeça) e depois transplantamos para a região calva. Como é um procedimento minimamente invasivo, usamos anestesia local e o paciente recebe alta no mesmo dia.
Para realizar o Transplante Capilar precisamos de 8-10 horas, levamos tanto tempo assim porque cada ‘fio’ (unidade folicular) é ‘plantado’ individualmente, desta forma o médico consegue reproduzir a formação natural do cabelo, recriando os ângulos inclinados, redemoinhos e as diferenças na densidade de acordo com cada região.
Técnicas Utilizadas
Nosso cabelo é formado por milhares de folículos capilares que nascem agrupados naturalmente. Cada grupo desses é uma unidade folicular (UF) e pode conter de 1 a 4 fios. São essas unidades foliculares que utilizamos no Transplante Capilar para que ele fique natural.
As unidades foliculares podem ser retiradas por duas técnicas: a FUT e a FUE:
FUT- a sigla vem do inglês, Follicular Unit Transplantation, é o transplante da unidade folicular. As UFs são colhidas por meio de uma incisão linear na área doadora, seguida de Sutura Tricofítica (que camufla a linha cicatricial). Nesta técnica de Transplante Capilar, as unidades foliculares são separadas (lapidadas) pela equipe médica que utiliza microscópios com visão 3D. O Transplante Capilar FUT obtém um aproveitamento maior da área doadora, por isso é mais indicada para pacientes que necessitem de sessões com 3.500 UFs ou mais ou que tenham menos de 30 anos.
FUE- a sigla também vem do inglês, Follicular Unit Excision, que é a extração da unidade folicular. Essa técnica não precisa de sutura, já que as unidades foliculares são retiradas individualmente por meio de uma micro incisão circular. A recuperação do paciente que opta pelo Transplante Capilar FUE é em 1 semana, porém ela é mais indicada para pacientes que necessitem de sessões menores (até 3.500 UFs), que não tenham elasticidade suficiente para realizar a técnica FUT, ou para atletas/esportistas.
Tabela Comparativa
Implantação
O cabelo não nasce em uma linha reta certinha e delimitada, ele tem suas suaves irregularidades tanto no desenho quanto na densidade. É essencial que o médico tenha de olhar artístico para reproduzir o aspecto mais legítimo do cabelo: a desordem elegante dos milhares de fios.
As UFs são transplantadas uma-a-uma pelo médico, que vai criando uma escultura capilar única, respeitando a expectativa e o objeto de cada paciente. Trabalho técnico, artesanal e delicado que recria todos os aspectos natos do cabelo de cada paciente: direção e angulação dos fios, variações de densidade e volume e, sobretudo, uma distribuição natural do cabelo respeitando as características faciais de cada paciente.
Realizamos apenas um Transplante Capilar por dia, para assegurar ao paciente que apenas o dr. Tykocinski realizará o procedimento cirúrgico. Todo o planejamento, retirada e implantação do Transplante Capilar são feitos exclusivamente pelo médico. As enfermeiras da equipe apenas auxiliam no procedimento: atuam na lapidação, instrumentação cirúrgica, contagem de folículos, atendimento aos pacientes e demais demandas pertinentes à área).
Densidade do transplante
Restaurar o volume do cabelo é um dos focos do Transplante Capilar. O volume final não depende apenas do número total de fios transplantados, mas também do tamanho da área calva e características do fio (coloração e calibre). A explicação é matemática: um cabelo (sem calvície ou doenças) contém de 70 a 100 UF/cm2. Mas, surpreendentemente, podemos dizer que geralmente 30-50 UFs/cm2 já conseguem criar uma ilusão de cabelo cheio.
Um ponto que deve ser considerado é o calibre do cabelo: quanto mais grosso, uma menor densidade será necessária para criar o volume. Já o cabelo fino torna necessária uma maior quantidade de UFs, visto que o volume criado por cada fio é menor. No caso dos cabelos finos, densidades maiores (60 UF/cm2) serão necessárias. Essa ilusão de volume é o que chamamos de densidade cosmética, que é diferente da densidade real natural (o cabelo original) mas que cria um aspecto muito satisfatório.
Recuperação
Logo após o Transplante Capilar, o paciente volta para casa. O retorno ao trabalho já estará liberado no segundo dia, desde que não exija grande esforço físico. Alguns cuidados rotineiros com a higiene serão necessários. Geralmente, cinco dias são suficientes para que a aparência não comprometa os negócios e um aspecto discreto é obtido entre 7-10 dias após o procedimento. Na técnica FUE por não haver sutura, a cicatrização das micro incisões ocorre em 1 semana.
O CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) considera propaganda abusiva qualquer veiculação, por parte do médico ou clínica, imagens com resultados do transplante capilar, vídeos com antes e depois dos resultados do transplante capilar. Portanto, em respeito ao art. 104 do Código de Ética Médica, não divulgamos nossos resultados do transplante capilar, nem de dos nossos tratamentos capilares.