Dr. Arthur Tykocinski
Dermatologista, especialista em Transplante Capilar - CRM- 66.385 | RQE 51163
- Presidiu o International Society of Hair Restoration Surgery- ISHRS, em 2019;
- Presidiu o 1° Workshop Mundial de Transplante Capilar FUE da ISHRS, Polônia, 2017;
- Presidiu o 5° Congresso Brasileiro de Restauração Capilar, Maresias, 2014;
- Foi o primeiro médico de língua não-inglesa a presidir um congresso internacional de Transplante Capilar - 16th Annual Scientific Meeting, Montreal, Canadá 2008;
- Realiza as técnicas FUT e FUE de Transplante Capilar;
- É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD – e da Associação Brasileira da Cirurgia de Restauração Capilar – ABCRC;
- Fez escola com o dr. Ron Shapiro, nos Estados Unidos, em 1996, e no mesmo ano implantou o uso da técnica do Transplante Folicular no Brasil;
- Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e desde 1993 dedica-se exclusivamente ao Transplante Capilar.
O dr. Tykocinski foi convidado a participar de diversos simpósios, workshops, congressos e mesas redondas da medicina. Desde 2001, recebe convite para participar do Workshop Anual da ISHRS. Em 1997 organizou o primeiro workshop no Brasil sobre a técnica folicular no “IX Brasileiro de Cirurgia Dermatológica”, em Brasília. Sua primeira aula internacional foi em 1998: “Correction of Unestetic Hair Transplant with Intense Pulsed Light” no VI Annual Scientific Meeting of International Society of Hair Restoration Surgery, Washington, EUA.
Apresentou-se na França, no II Congresso da ESHRS, onde exibiu um vídeo sobre a técnica folicular “Brazillian Style” (1999). Teve a honra de, em 2013, apresentar a aula inaugural do 21sh Annual Scientific Meeting, em São Francisco.
Presidiu o XVI Congresso Internacional de Transplante Capilar da ISHRS, Montreal, Canadá (2008). Em 2014, presidiu o V Congresso Brasileiro de Restauração Capilar da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC), Maresias, São Paulo.
Em mais de 20 anos atuando na área dermatológica, o dr. Tykocinski publicou diversos estudos, entrevistas e capítulos de livros importantes como o Hair Transplantation, de Unger & Shapiro, onde escreveu 3 capítulos na 5a edição do livro, que é a maior referência mundial da área (2010).
Também foi coautor do capítulo sobre Transplante Capilar da “bíblia” da dermatologia brasileira: Dermatologia por Sampaio, Castro e Rivitti (2015). Escreveu sobre as Giga e Mega Sessões no capítulo “Mega and Gigasessions: Restoring Areas 150cm2 ands Over” no conceituado livro Hair Transplant 3600, de Sam Lam (2014).
Publicou também, o artigo The Intruder- A New Perforation Instrument Makes Easier the Blunt Donor Area Dissection (2010), e o estudo “Follicular Grouping” (2003), artigo de capa do Hair Transplant Forum International.
Em 2016, o ano que a FUE teve maior destaque, o dr. Tykocinski publicou um do estudo sobre a nova técnica e o uso do punch híbrido. Também presidiu o 1° ‘Live Surgery Workshop de FUE”.
Apresentou a palestra “One Giga Session side of the debate presentation” no XVII Congresso Mundial de Transplante de Cabelo realizado pela ISHRS, em Amsterdam, The Netherlands, 2009.
Colocou, em 2008, a restauração das têmporas (laterais) como prioridade, introduzindo então o conceito de beleza e harmonia tridimensionais. Neste mesmo congresso, ele foi o primeiro presidente de língua não-inglesa no Congresso mundial de Transplante Capilar da ISHRS, em Montreal, Canadá.
Em 2003, iniciou o uso do Transplante Folicular Coronal e no ano seguinte apresentou pela primeira vez, a técnica folicular coronal ao vivo no Live Surgery Workshop da International Society of Hair Restoration Surgery, em Orlando, EUA.
Foi um dos percursores do uso exclusivo de unidades foliculares no transplante capilar: o Transplante Folicular Total, um importante marco na evolução do procedimento, em 1998.